Venda de casas pode ser potencializada nas férias

No Brasil, o final e o começo do ano é a época mais associada com férias, viagens e descanso. Apesar do menor movimento em diversos setores, o corretor imobiliário deve ficar atento pois a venda de casas no período não deve ser despriorizada.

Existem diversos motivos para que o corretor de imóveis aproveite os meses de dezembro e janeiro para investir em conquistar mais clientes interessados na venda e compra de casas e apartamentos. Um dos principais pontos defendidos por quem acredita no período para o negócio imobiliário é justamente a menor concorrência, uma vez que muitos profissionais liberais tiram férias e as imobiliárias trabalham com menos funcionários ou até deixam de realizar seus serviços.

Porque trabalhar durante as férias?

O final do ano propicia alguns benefícios aos consumidores que desejam adquirir um imóvel. O processo de análise, busca pela casa ideal e assinatura do contrato costumam demorar meses, mas é importante estar sempre atento à demanda dos clientes. Os três principais motivos que propiciam as vendas no período de recesso são:

  • Férias: muitos consumidores tiram dias e até semanas de folga durante as festas de final de ano. Com o tempo livre, eles podem visitar mais imóveis, buscar na internet e até mesmo negociar com o corretor de forma mais livre e com mais flexibilidade.
  • Benefícios trabalhistas: quem trabalha de acordo com as leis trabalhistas tem direito ao 13º salário, pago no final do ano. Além disso, existem bonificações, prêmios e participação de lucro em algumas companhias. A renda extra pode ser utilizada na compra de imóveis, na decoração do novo lar ou até na mudança.
  • Início de ano: muitas pessoas acreditam que o início de um novo ciclo é o momento ideal para mudanças, seja em um novo emprego, início de estudos ou para recomeçar a vida em um novo lar.

Maior volume de buscas

Uma boa forma de perceber a importância de anunciar imóveis online e atender clientes no período de férias é analisar indicadores. Os portais imobiliários, por exemplo, registram um forte aumento no número de visitantes nos sites (aumento de 50%, aproximadamente). Com isso, conseguem entregar mais contatos aos anunciantes, que podem transformá-los em potenciais clientes. Cerca de 60% mais leads são gerados no período.

Uma análise simples feita na ferramenta Google Trends, que monitora as buscas feitas pelos usuários, mostra a maior procura por imóveis em janeiro. Confira no gráfico abaixo os dados para o termo “casas à venda” entre outubro de 2014 e dezembro de 2016.

No gráfico é possível observar claramente que os picos de busca pelo termo estão no mês de janeiro de diferentes anos. Com esses dados, fica evidente que os consumidores buscam por anúncios online de imóveis no período das férias e que um grande diferencial para o corretor pode ser trabalhar nesse período.

O corretor imobiliário também pode aproveitar o início do ano para se reciclar, buscar novos conhecimentos e ferramentas que agreguem ainda mais valor ao seu trabalho. O momento pode trazer novas técnicas, mudanças de comportamento e potencializar ainda mais a venda de casas o ano todo.

A venda de casas e apartamentos deve ser trabalhada diariamente, com um atendimento primoroso e atenção aos clientes, que necessitam de informações para fechar negócio com segurança. No entanto, o final do ano costuma ser preferido pelos corretores, o que pode prejudicar seu trabalho ao longo do ano, uma vez que o consumidor leva, em média, seis meses para concluir a compra de um imóvel.

Invista nos anúncios de qualidade e no atendimento e aproveite as férias para potencializar a venda de casas.

Este é um artigo em parceria com o portal Vivareal.

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