A importância do smartphone no mercado de imóveis

Que os smartphones se tornaram praticamente extensões de nossas vidas ninguém duvida. Mas você sabia que o aparelho pode ser de extrema importância para quem trabalha no mercado de imóveis? Existem diversos usos que o corretor pode fazer do celular para otimizar seu trabalho e conseguir melhores resultados.

Com o desenvolvimento tecnológico, a internet e diversos aplicativos chegaram aos dispositivos mobile e tornaram o smartphone um companheiro inseparável do corretor de imóveis. Um celular não é mais apenas um “telefone móvel”, que recebe e faz ligações. Com ele é possível atender melhor os clientes e organizar o dia a dia.

Benefícios dos smartphones para corretores

A mudança no comportamento dos consumidores fez com que os profissionais de diversos setores se adaptassem para oferecer a melhor experiência possível aos clientes e assim conseguissem resultados melhores. No mercado de imóveis isso não é diferente e o corretor precisa saber utilizar a tecnologia a seu favor.

A comunicação é um ponto chave na negociação e é mais simples e rápida quando o corretor sincroniza sua base de dados, afazeres e demandas com o celular. Dessa forma, quando um cliente pergunta algo, é possível responder mesmo fora do escritório, pois o acesso aos dados pode ser realizado com alguns toques na tela do aparelho.

Diversos aplicativos também auxiliam o profissional, tanto para assuntos financeiros quanto para lembrá-lo de compromissos e armazenar informações. Confira algumas ferramentas que podem auxiliar quem trabalha no ramo imobiliário.

Organização e produtividade

Diversos apps ajudam a evitar o uso de blocos de anotação e papéis espalhados em todos os cantos. Com o Evernote, por exemplo, é possível criar notas, rascunhos, gravações de voz e armazenar imagens. Listas e lembretes também podem ser gerados e acessados de diversos dispositivos como smartphones, tablets e computadores.

Já ferramentas como o Trello possibilitam a distribuição e organização de tarefas a serem cumpridas por equipes. É possível designar os trabalhos a serem feitos e visualizar o que está sendo feito, o que aguarda agenda e o que foi concluído.

Agenda

Um corretor possui diversas reuniões, encontros e visitas a imóveis. Para não correr o risco de marcar mais de um compromisso no mesmo horário ou precisar atravessar a cidade em poucos minutos para chegar em outro local, utilize agendas virtuais.

Quem utiliza o Gmail como servidor de e-mails, por exemplo, possui a própria agenda do mecanismo. Além disso, existem ferramentas como You Can Book Me que possibilitam que você ou seus colegas de trabalho visualizem os compromissos agendados e marquem novos apontamentos nos horários em que estiver livre.

Scanners de documentos

A negociação de imóveis envolve diversos documentos, certidões e contratos que devem ser analisados e assinados pelas pessoas envolvidas no processo. Para facilitar, o CamScanner transforma a câmera do smartphone em um scanner, digitaliza e transforma os documentos em arquivos no formato PDF, que podem ser enviados de forma simples e rápida aos interessados pelo próprio celular.

Cartões de visita também merecem um lugar em seu telefone. Eles são muito utilizados no ambiente corporativo, mas, por outro lado, são fáceis de perder ou difíceis de encontrar no momento em que são necessários. Com o CamCard, por exemplo, você pode digitalizar e automaticamente salvar os dados do cartão diretamente na agenda de contatos do seu smartphone.

Comunicação

Diversos clientes e consumidores preferem ser contatados de formas alternativas ao e-mail ou telefone. Para isso, vale a pena possuir aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp ou Viber. Assim a comunicação é rápida e pode ser feita de qualquer lugar.

Antes vistos como vilões da distração em ambientes corporativos, os smartphones podem e devem ser utilizados como ferramentas de trabalho, especialmente no mercado de imóveis. Com atenção e responsabilidade, é possível otimizar diversas tarefas do dia a dia do corretor com o aparelho. E você? Utiliza outros aplicativos em sua vida profissional?

Este é um artigo em parceria com o portal Vivareal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *