Como alterar o responsável por seu domínio

Parabéns. Você acabou de contratar o fastbroker para a sua imobiliária! O sistema está implantado, os dados dos imóveis já foram migrados do seu antigo sistema e seus funcionários já estão trabalhando normalmente no novo ambiente. Mas e o site da sua imobiliária?

Para que seja possível publicar o site da sua imobiliária é necessário alguns passos preparatórios para que consigamos colocá-lo no ar. Neste artigo, vamos procurar explicar os termos técnicos envolvidos e o passo a passo de como alterar as configurações.

Registro.br

No Brasil, a entidade que cuida dos domínios de internet é o Registro.br, responsável pelo registro de todos os domínios final .br. Se sua imobiliária possui um domínio com final .br, ele estará registrado no Registro.br.

Cada domínio possui algumas figuras que precisam ser entendidas:

  • Titular: é a pessoa física ou jurídica titular do domínio. Essa informação não pode ser modificada pelo site, somente com envio de documentação;
  • Contato administrativo: o contato administrativo é a pessoa que pode alterar os servidores de DNS e também alterar os contatos técnicos e de cobrança;
  • Contato técnico: o contato técnico somente pode alterar os servidores DNS;
  • Contato de cobrança: o contato de cobrança recebe uma cópia dos avisos de cobrança do domínio.

E daí?

No ano passado, abordamos no artigo Tenha domínio sobre seu domínio de internet a importância de se possuir controle sobre o domínio de internet de sua imobiliária, em especial, a titularidade de o contato administrativo. Isso porque o contato administrativo é o único personagem capaz de indicar quem será o responsável técnico pelo domínio.

Para que o site da sua imobiliária seja publicado, é necessário alterar as informações referentes ao servidor de DNS, responsável por mapear e converter o nome do domínio em uma sequencia de números. E os únicos que podem fazer essa mudança são os contatos administrativo e técnico, esse último que deve ser transferido ao responsável pelo fastbroker.

Como faço a alteração do contato técnico?

Em primeiro lugar, você deve acessar o endereço do Registro.br em http://registro.br. No canto superior direito da tela, você deve encontrar um botão para acessar sua conta.

Você deverá digitar o seu ID e sua senha. Caso não se lembre de seu clique sobre o link “Não lembro”. Caso tenha esquecido sua senha, clique sobre “Esqueci ou não tenho a senha”.

Em seguida, o sistema irá listar todos os seus domínios registrados. Procure pelo domínio da sua imobiliária e clique sobre ele.
O sistema irá trazer informações detalhadas sobre o seu domínio, sobre a titularidade dele, os contatos e os servidores de DNS.

Na parte dos contatos, clique sobre “Alterar contatos” e, em seguida, preencha no campo Técnico o ID que lhe foi fornecido no ato da contratação do fastbroker.

Por fim, clique sobre o botão salvar.

Esse passo a passo bastante simples transfere para a equipe técnica do fastbroker o controle técnico sobre seu domínio, permitindo então a publicação de seu site.

Não se preocupe, esta não é uma operação perigosa, nem transfere direitos outros que não os técnicos. Como você possui o controle sobre o contato administrativo de seu domínio, você poderá realizar essa troca em outro momento, caso deseje trocar de prestador de serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *