Fraudes com domínios

 

 

Recebemos recentemente um telefonema de um de nossos clientes comentando sobre um boleto que recebera a título de pagamento de manutenção de domínios.

fraude-fiscale

Não é de hoje que falsários e estelionatários tentam se passar pela entidade reguladora de domínios no brasil (a Registro.br) como forma de amealhar alguns tostões de leigos no assunto. Nós mesmos já recebemos inúmeras dessas cobranças.

Em alguns casos, a falsificação é bastante convincente. O nome da empresa é muito parecido com o do Registro.br e todas as informações cadastrais conferem (falsa) credibilidade a (falsa) cobrança.

Um desavisado ou desatento paga o boleto, com boa fé, acreditando que seja realmente a cobrança da anuidade pelo seu domínio. Quando descobre que foi vítima de golpe, tarde demais.

A melhor maneira de evitar esse tipo de situação é a precaução:

  1. Como em comunicado do próprio Registro.br, ‘[…] O Registro.br não utiliza encurtadores para comunicação com clientes; todas as nossas mensagens utilizam links que começam com http://registro.br.’;
  2. As correspondências que chegam pelos Correios nunca são boletos de cobrança, e sim, comunicados sobre a renovação com um link para procedimentos (que começam com http://registro.br);
  3. O valor da anuidade é de R$ 30,00. Duvide de cobranças que sugiram valores diferentes deste;

Em caso de dúvidas, não pague o boleto. Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *