Fotos de anúncios: a câmera fotográfica

ID-100212714Em tempos de anúncios na internet, a fotografia é, seguramente, o item mais importante de um anúncio (a descrição do imóvel vem a seguir). Logo, um anúncio de um imóvel sem fotos não atrai sequer curiosos, o que dirá possíveis clientes. Fotos ruins tem efeito igual ou até pior: pode causar uma má impressão do imóvel e afungentar compradores.

Vamos abordar o assunto de fotos para anúncios em três artigos. Iniciaremos o assunto neste artigo, tratando de aspectos da câmera fotográfica. Na segunda parte, trataremos de aspectos gerais da fotografia. E na terceira parte, trataremos de aspectos específicos da fotografia para anúncios.

Escolha do equipamento

O primeiro passo é a escolha de um equipamento adequado para a sua finalidade: fotografar imóveis. Você não precisa escolher o modelo mais caro, mas também não se iluda com fabricantes desconhecidos que oferecem muitos recursos a preços muito baixos.

Escolha um modelo intermediário que seja fácil de manusear e prático de carregar. Hoje em dia é possível encontrar bons equipamentos de boas marcas a partir de R$ 350,00.

Evite o uso de celulares para fotografar imóveis. Apesar de alguns telefones terem boas câmeras, a falta de flash e outros recursos típicos de uma máquina fotográfica poderão fazer falta em determinadas ocasiões.

Cuidados com a sua câmera

Uma vez comprada, tenha muito cuidado com a sua câmera. As máquinas digitais são equipamentos delicados, com inúmeros componentes eletrônicos sensíveis a choques. Por isso, mantenha-a guardada em local seguro, dentro de sua embalagem quando não estiver utilizando.

Enquanto você estiver manuseando a sua câmera, procure sempre usar as alças, sejam elas de pescoço ou de pulso. Isso a protejerá de eventuais quedas caso ela escorregue de suas mãos.

Outra recomendação é nunca tocar as lentes de sua câmera com os dedos. A oleosedade natural de suas mãos podem sujá-las e prejudicar na qualidade e foco das suas fotografias.

Conheça a sua câmera

É importante que você domine os recursos de sua máquina, ao menos os recursos básicos. Você irá se deparar com situações em que irá precisar configurar e ajustar alguns parâmetros para uma melhor fotografia (fotografia em ambientes escuros, por exemplo).

Por isso, procure ler o manual de instruções que acompanha a sua câmera. Além de algumas dicas importantes para fotografar com qualidade, lá você encontrará informações específicas de seu equipamento para manuseio e manutenção.

Cartões de memória

Procure carregar sempre dois cartões de memória. Afinal, você não vai querer reagendar as sessão de fotos só porque o cartão de memória encheu e você não tem como descarregá-lo.

Além disso, procure seguir corretamente o seu uso, sempre indicado pelo manual de sua câmera. Nunca retire o cartão de memória enquanto a câmera estiver ligada. Isso pode danificar tanto o cartão quanto a sua câmera.

Configuração da resolução

Hoje em dia não é difícil encontrar uma câmera que fotografe com, pelo menos, 5 megapixels. Se fôssemos imprimir uma fotografia, a ampliação 10×15 cm exigiria, no mínimo, uma resolução de 3 megapixels. É com este tamanho que trabalhamos.

Você pode, no entanto, configurar a sua câmera para fotografar em resoluções superiores a 3 megapixels. Para o propósito que se destina é indiferente. Aliás, as fotos em resolução máxima ocuparão mais espaço no seu cartão de memória e levarão mais tempo para serem transmitidas via Internet.

Algumas máquinas possuem uma configuração adicional de qualidade de imagem. Neste caso, recomendamos que se utilize a qualidade máxima (superfine, na maioria das máquinas).

Image courtesy of suphakit73 at FreeDigitalPhotos.net

2 ideias sobre “Fotos de anúncios: a câmera fotográfica

  1. Pingback: Você sabia que o fastbroker aplica marca d’água automaticamente em todas as suas fotos? | Blog do fastbroker

  2. Pingback: Fotos de anúncios II: aspectos das fotografia | Blog do fastbroker

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *