Tenha domínio sobre seu domínio de internet

ID-10063172Segundo a Wikipedia, domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na net. O nome de domínino foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números. Quando digitamos um endereço no navegador há uma conversão de letras para números que permite que se abra o site de sua imobiliaria.

O seu domínio de internet é, portanto, tão importante (se não mais) do que o seu número de telefone, por exemplo. Numa era em que as pesquisas na internet se intensificam a cada dia, o seu site é de vital importância para os seus negócios.

E assim como a sua linha de telefone, o seu domínio também tem um dono. E se você descobrir que você não é dono do seu domínio?

Algumas empresas de Internet optam por registrar em seus próprios nomes domínios de internet de seus clientes. Do ponto de vista técnico, é um procedimento perfeitamente possível. Do ponto de vista legal também. Onde está então o problema?

O problema está no fato de que algumas dessas empresas, num gesto claramente mal intensionado, usam a posse sobre o domínio de seus clientes como arma numa eventual rescisão de contrato de prestação de serviços. Se não houver nenhuma cláusula específica, essas empresas não são legalmente obrigadas a entregar os domínios a seus clientes. E aí começa o pesadelo.

Como saber o dono de seu domínio

Para descobrir o dono de seu domínio, basta utilizar o comando whois. Alguns sistemas operacionais possuem este comando, mas também é possível encontrá-lo em sites na internet. Recomendamos o serviço Who is do Registro.br (http://registro.br/cgi-bin/whois/). Basta digitar o seu domínio (sem o www) para consultar todas as suas informações.

Para descobrir se você é o dono de seu domínio, procure pela informação entidade (a razão social, para pessoa jurídica, ou o nome do responsável, para pessoa física) e a informação documento (o CNPJ ou CPF).

Nos próximos artigos vamos tratar de como você mesmo pode registrar o seu domínio e alguns cuidados especiais que você deve ter.

Image courtesy of David Castillo Dominici at FreeDigitalPhotos.net

Uma ideia sobre “Tenha domínio sobre seu domínio de internet

  1. Pingback: Como alterar o responsável por seu domínio | Blog do fastbroker

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *