O que se busca em um sistema imobiliário?

freeimage-8298822-highEsta é (ou deveria ser) a pergunta fundamental feita pelo gestor da imobiliária quando se decide pela contratação de um sistema imobiliário: o que se busca em um sistema?

Algumas respostas são bastante óbvias: um sistema moderno, voltado para a internet, multiusuário e agradável ao uso e intuitivo. Óbvias pois, afinal, são características mínimas que se esperam de um sistema nos para os dias de hoje.

Mas há outros aspectos, normalmente escondidos em linhas miúdas do contrato, que devem ser igualmente observadas. A que trataremos hoje é informação.

Aparentemente é óbvio dizer que o sistema é de propriedade da empresa que o desenvolveu, mas as informações ali cadastradas (dados de clientes, dados de imóveis, dados de compra, venda e locação e todos os demais dados cadastrados) são da sua imobiliária. Mas nem sempre é assim.

Algumas empresas desenvolvedoras de sistemas parecem dificultar a vida das imobiliárias neste sentido, dificultando ou, às vezes, não disponibilizando um becape das informações ali inseridas, alegando impossibilidades técnicas.

O problema todo está na hora de migrar de um sistema para outro. Se o seu atual sistema não oferece um becape das informações, fica impossível migrá-las para um novo sistema. E o que você vai fazer? Cadastrar tudo novamente? Manualmente? E se sua base de dados for composta por um acúmulo de trabalhos de anos e anos?

Já nos deparamos com importações de bases de dados que a imobiliária possuia cerca de 400 imóveis ativos, mas um legado de informação passada de mais de 4 mil imóveis negociados. A mesma base de dados tinha mais de 16 mil contatos de clientes que visitaram a imobiliária durante seus anos de existência.

Se esses dados não pudessem ter sido resgatados como foram, seriam totalmente perdidos, uma perda irreparável.

A imobiliária é uma empresa que trabalha, fundamentalmente com informação. Informação de um bom imóvel e de potenciais compradores para aproximação das partes.

O fastbroker tem um olhar especial para a informação da imobiliária. Por esse motivo, você pode gerar uma cópia de todas as informações do sistema quando quiser, pelo menu Sistema -> Becape. Por esse módulo é possível gerar uma cópia dos dados em formato de planilha e uma cópia das fotos dos imóveis.

Pense nisso quando for contratar um sistema para a sua imobiliária. Questione o becape dos dados. E escolha o fastbroker.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *